quinta-feira, 9 de junho de 2011

Aprendendo a Lidar com Deus

Eu te amo meu Senhor! 


''Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender'' (Provérbios 1:7)

Apesar de Salomão estar escrevendo conselhos práticos, tirados de sua experiência pessoal e de sua grande sabedoria, ao seguirmos tais conselhos, desfrutaremos pessoalmente de um bom relacionamento com Aquele que inspirou Salomão. Vejamos alguns benefícios que obteremos ao seguir estas recomendações.

Os Provérbios aumenta nossa confiança em Deus
''Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entedimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas''. (Provérbios 3:5-6) Leia: Provérbios 14:3; 16:3

Você pode estudar e aprender muitas coisas no colégio, na faculdade ou mesmo nas experiência pessoais, mas nunca deve confiar em si mesmo, a ponto de deixar de buscar a direção de Deus para suas decisões.

Os Provérbios promovem intimidade com Deus
''No temor do SENHOR, há firme confiança, e ele será um refúgio para seus filhos. O temos do SENHOR é uma fonte de vida para preservar dos laços da morte'' (Provérbios 14: 26-27) Leia: Provérbios 11:20; 16:6; 19:23.

Quando aprendemos a andar em sintonia com o Senhor, nossa espiritualidade se desenvolve, e é justamente isso que garante a nossa proteção

 Os Provérbios ensinam a Palavra de Deus
''Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam'' (Provérbios 30: 5, 6) Leia: Provérbios 7: 2-4; 2:1-5.

O aprendizado da Palavra de Deus, além de nos conceder sabedoria, segurança e bom senso, ainda direcionanossos passos no viver diário.


Os Provérbios aplicam a correção de Deus
''Convertei-vos pela minha repreensão; eis que abundantemente derramarei sobre vós o meu Espírito e vos farei saber as minhas palavras'' (Provérbios 1:23) Veja Também: Provérbios 3:11-12; 12:1; 8:10, 33. 

Quando acatamos a repreensão do Senhor e nos desviamos daquilo que é mau, recebemos a ajuda de Deus para praticarmos aquilo que é bom

Os Provérbios garantem a proteção de Deus
''Quando te deitares, não temerás; sim, tu te deitarás e o teu sono será suave. Não temas o pavor repentino, nem a assolação dos ímpios quando vier. Porque o Senhor será a tua esperança, e guardará os teu pés de serem presos'' (Proverbios 3:24-26) Veja também: Provérbios 1:33; 16:7, 20; 23:17-18

Quem se deita com a consciência tranquila não tem o que temer. Deus o guarda e sua consciência não lhe pesa. Mas o homem sem Deus tem muito a temer, pois entre os seus inimigos está o próprio Senhor.

Um comentário:

  1. Quando lemos versículos e frases evangélicas vemos o amor de Deus se revelando a nós ainda que de outras maneiras o amor dEle também possa se manifestar. Sigamos o amor de Deus obedecendo sua palavra!

    ResponderExcluir