quarta-feira, 15 de junho de 2011

Nossa forma de agir...

 Quer fazer igual á @stefanyFSantos e nos fornecer um assunto para falarmos aqui?

Mande um e-mail explicando o assunto:  transformados@live.com  

Ou apenas nos mande via twitter como ela mesma fez  @_Transformados



 Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. (Tiago 1.19)  

SOBRE A BOCA:
Bom esse vérsiculo me faz pensar que temos dois ouvidos, dois olhos e uma boca. Sim isso é óbvio, pois até agora não conheci alguém com um ouvido, um olho e duas bocas. Mas dizendo isso me faz analisar que devemos olhar (analisar) mais, ouvir mais e falar menos. 
Ou seja, devemos freiar a nossa lingua, quantos de nós muitas vezes não falamos o que não deveria ser falado? ou até tem alguns que erram com Deus por prometer certas coisas e não cumprir.

A Bíblia diz: em Efésios 5:4 “Nem baixeza, nem conversa tola, nem gracejos indecentes, coisas essas que não convêm; mas antes ações de graças.”
Um dos mandamentos proíbe usar o nome de Deus em vão Êxodo 20:7 “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.”
Deus pede-nos que deixemos a linguagem obscena  Colossenses 3:8 “Mas agora despojai-vos também de tudo isto: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.”
Aquilo que creemos está reflectido naquilo que dizemos Provérbios 13:3 “O que guarda a sua boca preserva a sua vida; mas o que muito abre os seus lábios traz sobre si a ruína.”
Os seguidores de Jesus devem falar sempre com graça.  Colossenses 4:6 “A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.”
A forma como falamos influencia outros 1 Timóteo 4:12 “Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” 

SOBRE OS OLHOS:
Na Bíblia temos 572 referências com “olhos”, sendo que em sua maioria falando de olhos espirituais mesmo às vezes referindo a olhos físicos como, por exemplo, a primeira e a última referência: “Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.” (Gn. 3:5). “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.” (Ap. 21:4). 

Se dermos mais atenção e mais valor aos nossos olhos físicos focalizando o material em conexão com o espiritual a nossa vida será bem melhor. Nós temos uma tendência natural e carnal, o que não é o correto, a olhar mais as coisas erradas, proibidas ou pecaminosas desejando-as para nós ou condenando os outros pelas mesmas, foi por isso que Jesus disse: “São os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, se forem maus, o teu corpo ficará em trevas.” (Lc. 16:67). Temos que olhar as coisas e as pessoas com os olhos de Deus, com amor, sem malícia, sem fingimento, sem hipocrisia, sem egoísmo, sem falsidade, sem querer tirar vantagens ou proveito próprio. “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.” (Fl. 2:3...)

SOBRE O OUVIR: 
Escutando a voz de Deus – Você está pronto para escutar?
Ouvir a voz de Deus é algo a que nós todos almejamos, mas você sabia que isso não é difícil? Na verdade, Deus quer que você escute a Sua voz! Ele não fala conosco através de um frio no estômago ou por meio de vibrações ou médiuns. Ouvir a voz de Deus é tão natural quanto ouvir o melhor amigo conversar com você. Além do mais, podemos ouvi-lO todos os dias e não apenas em ocasiões especiais ou ao recitar encantamentos especiais. Ele fala conosco nos momentos naturais da vida. Você quer ouvir a voz de Deus? Então você tem que estar pronto para escutá-la.


Escutando a voz de Deus através da Oração

Quando você quer ter uma conversa com alguém, como você começa? Você fica na frente da pessoa esperando que ela fale com você? Isso pode funcionar, se a outra pessoa for extrovertida o bastante, mas geralmente começamos uma conversa ao abrir as nossas próprias bocas e iniciar uma conversa para conseguir obter a atenção da outra pessoa. É o mesmo com Deus! Ele ama quando falamos com Ele, e é nesses momentos que nos preparamos para ouvir a voz de Deus. A oração é como dizer: "Olá, meu Deus, sou eu. Eu creio que o Senhor me criou e sabe muito mais sobre como eu deveria viver a minha vida do que eu. Eu gostaria de Te conhecer melhor. Isso é o que está acontecendo na minha vida, e gostaria de aprender de Ti sobre como devo agir. Por favor, podes falar comigo acerca disso hoje?"

Em uma conversa normal, falamos, então esperamos por uma resposta da outra pessoa. É o mesmo com Deus! Uma vez que temos preparado os nossos corações para escutarem através da oração, é muito mais provável que escutaremos a voz de Deus. Será que Ele fala conosco através de uma voz audível? Alguns afirmam que Ele faz, mas geralmente não é esse o caso. Talvez não possamos realmente "ouvir" a voz de Deus, mas Ele fala conosco de muitas maneiras. Aqui estão algumas delas:

- Deus fala através da Sua Palavra 
- Deus fala através de nossos pensamentos 
- Deus fala através de conversas com outros 
- Deus fala através das circunstâncias 

SOBRE O CORAÇÃO: 
Pois bem, mas por que proteger o coração?

Deus quando nos criou ele acondicionou, sabiamente, nosso cérebro e nosso coração dentro de caixas ósseas demonstrando com isso a importância e a necessidade de proteção de cada um deles devido sua alta sensibilidade, fragilidade e, também, por ser a fonte de vitalidade para nosso corpo. Para o cérebro Deus preparou o crânio para sua proteção e para o coração o Tórax.

Deus nos dá o exemplo físico e biológico. E nos convida a guardar, ou seja proteger nosso coração. Mas proteger do que se Ele mesmo já providenciou a proteção necessária ao nos criar?

Pois nos esquecemos de cuidar das portas de entrada do coração as quais são: nossos olhos, boca, ouvidos, mãos, pés, narinas que são conhecidas como as portas da alma. Do mesmo modo que se alguém tomar veneno, seu corpo vai sofrer, assim é com aqueles que não cuidam da dieta de seu coração. Quando nos permitimos fazer uso de alimentos de impuros e nocivos tudo que teremos em nosso coração será desgraça, tristeza e pensamentos de morte.

Por isso o sábio, nos aconselha: “Sobre tudo, guarde o seu coração”.

Devemos proteger nosso coração do pó que nos acompanha todo dia. Quantos corações empoeirados pela prostituição, pelos vícios, pela imoralidade no falar, pela pornografia, pela inveja, por brigas, por discórdia; maltratados pela falta de esperança e propósito na vida, espatifados pela violência, pela traição e pelo despreso; inchados pelo orgulho e pelo egoísmo, esfolados por palavras que machucam, por calúnias e esmagados pela angústia e pela depressão! Quanto coração doente! Quanto coração endurecido pela rebeldia e resistência a Deus e seu plano de resgate do ser humano!

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês” – Filipenses 4.8 e 9.

E mais: “Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus; que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando muitos” – Hebreus 12.15.

Por isso ouça o convite de Jesus, sabedoria de Deus, aquele que está à porta de seu coração e bate:

“Filho meu, dá-me o teu coração”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário