domingo, 2 de outubro de 2011

Prisioneiros da Preguiça

  
De Braços Cruzados






Base Bíblica: Provérbios 6:6-11

Introdução

A preguiça pode ser considerada uma doença, ou é um vício? Talvez sejam as duas coisas ao mesmo tempo. Ás vezes, o ambiente pode estimular a preguiça, assim como um mau exemplo em casa. Pode ser um trabalho mal remunerado e estafante, ou a falta de apoio. Pode ser consequência de apatia ou de desânimo espiritual, ou por causa da ''acomodação''. Mas o texto citado na base bíblica descreve o preguiçoso como aquele que não gosta do trabalho, que é negligente, que é regido pela lei do menor esforço, ou melhor ainda, sem esforço a algum. O preguiçoso é alguém que só quer ''moleza''.
No livro de Provérbios, o preguiçoso é mencionado em muitos textos, e sua características são ilustradas com ironia. Deus não falaria tanto sobre este assunto, se não Se preocupasse com este possível aspecto de nosso comportamento.

De braços Cruzados

''Diz o preguiçoso: Um leão está no caminho, um leão está nas ruas. Como a porta se revolve nos seus gonzos, assim, o preguiçoso, no seu leito. O preguiçoso mete a mão no prato e não quer o trabalho de a levar á boca. Mais sábio é o preguiçoso a seus próprios olhos do que sete homens que sabem responder bem'' (Provérbios 26:13-16)

''O preguiçoso inventa muitas desculpas, e evita o trabalho por razões malucas.''

1. O preguiçoso vive inventando desculpas, até absurdas, para não trabalhar.
2. O máximo de esforço que faz é virar-se na cama.
3. Não tem iniciativa. Espera que o mundo o sirva.
4. Tem espírito crítico para com todos, menos para consigo mesmo.
Desafio: Tome a inicitiva de encorajar  ou fazer algo por alguém hoje.  Talvez algo que você normalmente criaria uma desculpa para não fazer.


Sono, Doce Sono

''A preguiça faz cair em progundo sono, e o ocioso vem a padecer fome. Não ames o sono, para que não empobraças: abre os teus olhos, e te fartarás do seu próprio pão (Provérbios 19:15; 20:13)

''O sono do preguiçoso leva o jovem a ser  ocioso.''

1.A preguiça leva um a u sono excessivo que, por sua vez, nos rouba a vida.
2. Se a pessoa não romper este ciclo vicioso, terminará na pobreza.
3. Por faltqa de disciplina, o preguiçoso pensa ganhar alguns minutos na cama, mas perde tempo e vida preciosa.
Desafio: Organize sua agenda para as próximas duas semanas, incluindo nela alguns serviços voluntários em casa ou na igreja. Compartilhe com um irmão e peça que ele lhe cobre o uso do seu tempo durante as duas semanas agendadas.

Boas Iniciativas, mas sem ''Terminativas''


''Passei pelo campo do preguiçoso e junto á vinha do homem falto de entendimento: eis que tudo estava cheio de espinhos, a sua superfície, coberta de urtigas, e o seu muro de pedra, em ruínas...assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade como um homem armado'' (Provébios 24:30-24)

1. A preguiça leva á pobreza.
2. Os grandes planos do preguiçoso podem até começar, mas não terminam. 
Desafio: Faça um projeto de ajuda, durante um semestre, algum ministério da igreja. Peça ajuda a algum líder deste ministério a quem a quem você possa prestar contas durante este período. 

Ore por algum projeto ou tarefa que você começou, mas não terminou. Estabeleça alvos para recomeçar e terminar.

Conclusão 
Cuidado, a preguiça é pecado! Ela desagrada a Deus e conduz á ruína. O homem próspero trabalha diligentemente, planeja o seu futuro, tem iniciativa e ''terminativa''.

* A preguiça age em nossas vidas como um ladrão, que aos poucos rouba a vida levando o homem á pobreza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário