terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Falar e Ouvir

Há muita gente sem voz por aí. Gente sofrendo calada e gente com boas idéias. Também tem gente que fala demais e não diz coisa com coisa. Antes de abrir a boca, qualquer um devia pensar: Com quem quero falar? O que desejo dizer? Que língua posso usar? Estou pronto para ouvir? Que resultado quero obter? Mas quem vai pensar se ''direito de expressão'' é só modo de dizer?  E o seu recado, qual é? A grande maioria reclama, mas cala na hora de falar. Fala por fala e fala o que quer. Ouve o que não quer porque aceita que comunicação vai e vem. Poder se comunicar é pode - poder contruir e poder destruir - é bom saber usar. A melhor lição é ouvir; quem não aprendeu não tem o que dizer - e há muita gente sem ouvir por aí. A família é o melhor lugar para aprender. Quem não fala em casa vai falar por quê?

''Certa vez Jesus estava reparando como os convidados escolhiam os melhores lugares á mesa. Então fez esta comparação: Quando alguém convidá-lo para uma festa de casamento, não sente no melhor lugar. Porque pode ser que alguém mais importante tenha sido convidado. Então quem convidou você e o outro poderá dizer a você: 'Dê esse lugar para este aqui.' Aí você ficará envergonhado e terá de sentar-se no último lugar. Pelo contrário, quando você for convidado, sente-se no último lugar. Assim quem o convidou vai dizer a você: 'Meu amigo, venha sentar-se aqui num lugar melhor.' E isso será uma grande honra para você diante de todos os convidados. Porque quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido.'' Lc 14:7-11

É interessante como Jesus dava boas lições sobre qualquer assunto. Falar é mesmo assim: Começa por ouvir. Tudo muda quando você muda. Você pode ouvir mais. Pode saber o que os outros pensam, conhecer suas razões, compreender seus motivos. Quando começar por ouvir, vão lhe chamar para falar.

''QUEM RESPONDE ANTES DE OUVIR MOSTRA QUE É TODO E PASSA VERGONHA'' PV 18:13

Nenhum comentário:

Postar um comentário