segunda-feira, 23 de maio de 2011

A Culpa Não É Minha?

Existem pessoas que não assumem os seus erros, mas enxergam e apontam os defeitos alheios a todo o momento. Escondem-se nas falhas dos outros e tornam-se cegos para os seus próprios deslizes. Pessoas que não assumem a sua culpa estão presentes em todo lugar, principalmente na Obra de Deus. Se têm responsabilidades e não as fazem se defendem dizendo que existiam outros que poderiam ter feito. Se o pastor as repreende por uma falha preferem se fazer de vítimas a ouvi-lo e com bons olhos enxergar o próprio Deus em cada palavra. Sem mencionar aqueles que diante do pastor ficam quietos, mas no intimo ou nas costas se justificam colocando a culpa em outros. As repreensões e exortações tem a finalidade de nos aperfeiçoar na Obra, no caráter e na comunhão com Deus. Ninguém gosta de ser repreendido ou exortado, pois ouvimos o que não queremos, mas não dar ouvidos é não progredir espiritualmente. Falo sobre este assunto com propriedade porque tenho presenciado pessoas queridas agindo desta forma e vejo que o ministério de pelo menos uma delas paralisou. Eu também já fui portadora deste pensamento soberbo – sim, a soberba está por detrás desse comportamento e saiba que ela é abominada pelo Senhor - e como conseqüência meu ministério paralisou. Contudo, Deus me resgatou tirando-me de uma situação e me levando para fora dela. Não dizem que quem está fora vê melhor? Pois neste caso é verídico. Passei a ter outra visão dos fatos, ver que assim como os outros eu também estou passiva a erros, me tornei humilde para aceitar repreensões e conselhos – o que me acrescentou muito em sabedoria e entendimento. Meu ministério é outro. Minha vida é outra. Tudo porque reconheci minha condição: posso não estar pecando, mas sou pecadora; posso não estar errando, mas sou errada. Somos seres falhos diante de Deus, entretanto Ele observa primeiramente nossas qualidades e caráter para depois ver nossas obras, defeitos e pecados. Porque culpar os outros pelos meus erros? Por que me fazer de vítima? Porque reparar apenas nos erros alheios e ignorar os meus? Se o seu ministério está amarrado, não cresce e nem prospera quem sabe não seja essa uma das razões. Eu agia assim porque apresentava muitas obras diante de Deus, mas não são elas que nos justificam e sim a nossa fé. Que fé pura, inteligente e sobrenatural é essa que aponta, condena e culpa os que nos rodeiam? A fé sobrenatural leva ao arrependimento, ao perdão, á humildade... Realmente há algumas pessoas que contribuem para os nossos fracassamos ou erros, porém também temos nossa parcela de culpa. Saiba que você pode ter ferido pessoas próximas e que ama transferindo para elas sua culpa. Seja humilde, reconheça, assuma e da próxima vez faça diferente e verá como crescerá como ser humano e com Deus.

Em Cristo Jesus,
Thalita Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário