terça-feira, 7 de junho de 2011

Mente Aberta X Cabeça Dura

 Independência e Interdepedência.

Desde o tempo de criança, e passando por toda adolescência, o sonho de independência costuma ser parte na experiência da vida de toda pessoa. Queremos chegar aos dezoito anos logo - e ainda mais rápido chegar aos vinte e um. Parece quase uma fixação para ''ser dono do próprio nariz''. Esse é um desejo natural, já que nascemos para chegar á vida adulta - na verdade, o ser humano é o único que demora tanto a se tornar independente.

O problema é que muitas pessoas enfrentam lutas tão grandes nesse processo de conquistar a maior idade, que jogam fora toda a preciosa ajuda que pode ser encontrada no relacionamento com outros, especial aqueles que poderia trazer conselhos úteis e alguma orientação para a vida. Deixar de ser criança não precisa necessariamente significar abandono de uma relação de interdependência com os mais velhos - uma parceria em que o jovem tem enormes contribuições para dar, e muito também a receber.

PV 9:7-8 descreve uma pessoa que se sente tão independente que não está mais pronta a receber ajuda de outros. Trata-se de um autêntico ''cabeça dura''. Veja uma lista de marcas que geralmente aparecem nesse tipo de pessoa:


 - Ela se acha o centro do mundo - se irrita facilmente sempre que outro ponto de vista é apresentado. 

 - Julga-se dona da verdade - não é capaz de ouvir os outros

 - Jamais aceita crítica - embora seja geralmente muito crítico...

 - Tem dificuldade em ouvir conselhos - especialmente dos mais velhos

 - Zomba do que não entende - é mestre da irônia

 - Usa do insulto e da humilhação como armas de defesa

 - Nunca reconhece o próprio fracasso - a culpa sempre é dos outros

Esperteza e Sabedoria

Uma outra marca natural da juventude é a capacidade de pensar e agir com rapidez - a esperteza. O corpo e a mente estão prontos e no auge da forma ideal. Aprende com extraordinária rapidez e tem reflexos físicos tão pronto que fica quase humilhante competir com uma pessoa mais velha - além de uma beleza exuberante que facilmente se destaca. O mundo da informática destacou ainda mais o valor do aprendizado rápido quando os mais velhos estão quase sempre dependentes daqueles que pertecem á nova geração.
Mas, ser esperto não é o sulficiente! Não se pode sempre ''tirar vantagem'' e ser sempre o primeiro. Além disso, além de rapidez, precisa-se de direção - precisa-se de sabedoria! Segundo a Bíblia, ''para ser sábio, é preciso temer a Deus, o Senhor. Se você conhece o Deus Santo então você tem compreensão das coisas'' (PV 9:10). Ainda citando a Bíblia, '' qualquer coisa que você ensina a uma pessoa sábia torna-a mais sábia ainda. E tudo o que você diz a uma pessoa direita aumenta a sabedoria dela'' (PV 9:9)
Veja também uma lista de marcas que geralmente aparecem nos sábios:

- Quem tem ''mente aberta'' ouva e observa tudo com atenção.

- Quem é sábio aceita os conselhos e as repreensões feitas com amor.

- Quem é sábio analisa os gatos antes de tomar uma posição.

- Quem é sábio prefere ser guiado pela sabedoria em lugar dos impulsos.

- Quem é sábio se empenha em andar por caminhos verdadeiros.

Conclusão


Creio que podemos concluir nosso estudo de hoje com uma palavra simples e direta de Salomão em Ec 11:9 ''Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá conta.''

2 comentários:

  1. A paz, precisamos ter a mente aberta e a bíblia nos exorta a isso, o apóstolo Paulo disse não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, mente fechada não renova, grande abraço graça e paz.

    ResponderExcluir
  2. Excelente tema para os jovens de hoje em dia! Que Deus continue te abençoando e te capacitando para que possa nos abençoar com mensagens tão edificantes.

    Paz,
    Thiago
    http://thimarins.blogspot.com/

    ResponderExcluir